Usar robótica
Atores envolvidos
- Escola profissional Osnabrück (professores e alunos)
- Empresas
- Governo federal
Existe uma cooperação entre a escola profissional de Osnabrück e as empresas. Algumas das empresas fornecem equipamentos robóticos a título de empréstimo ou de oferta. Além disso, os fundos são acedidos através de programas de financiamento público, por exemplo, o Pacto Digital para as Escolas, em alemão “Digitalpakt”.
Tecnologias IA utilizadas
Robôs industriais colaborativos (robôs industriais com os quais os seres humanos trabalham em conjunto sem equipamento de proteção no processo de produção); software de IA, por exemplo, ChatGPT.
Atividades planeadas
Inaugurado o Centro de Inovação e Futuro para a Robótica Colaborativa. Os alunos do ensino e formação profissional têm a oportunidade de trabalhar com 13 robôs colaborativos.
Resultados esperados
Depois de participarem no grupo de trabalho, os alunos recebem um certificado. De acordo com os entrevistados, é de esperar que a IA como conteúdo de aprendizagem não só mude as escolas profissionais como conteúdo pedagógico no futuro, mas também influencie a conceção das aulas através de ferramentas como o software de IA ChatGPT.
Origem do projeto
Há seis anos que a escola profissional de Osnabrück aborda o tema da IA sob a forma de um serviço adicional.
Planeamento de lições
Até à data, o tema da IA tem sido oferecido sobretudo no sistema dual, sob a forma de um grupo de trabalho. Inicialmente planeado para os alunos com melhor aproveitamento escolar, o interesse por este tema tem vindo a aumentar entre muitos alunos com menor aproveitamento escolar. De seis em seis meses, os resultados dos grupos de trabalho são apresentados pelos alunos numa feira na escola profissional.
Requisitos técnicos
É necessário adquirir computadores com elevada capacidade de computação e adquirir software.
Partes interessadas externas
Ministério Federal da Educação e da Investigação: Apoio financeiro do Pacto Digital para as Escolas.
Problemas encontrados
Integração no programa de estudos existente.
Sobre os resultados
Por um lado, os resultados deixam claro que o tema da IA está presente nas escolas profissionais da Alemanha. Ao mesmo tempo, estão disponíveis várias oportunidades de financiamento a nível federal. Alguns destes fundos não estão a ser totalmente utilizados. Uma das razões para tal pode ser o facto de as escolas profissionais não estarem suficientemente informadas sobre as medidas de apoio federais. Por outro lado, este resultado deixa em aberto a questão de saber até que ponto os professores dispõem dos recursos de tempo necessários para apresentar pedidos de financiamento. Além disso, parte-se do princípio de que o programa curricular existente e os currículos-quadro das profissões em formação serão adaptados. Os resultados foram discutidos com os estudantes e os professores. Os resultados são também divulgados através do sítio Web da escola e apresentados em eventos escolares.