Categories
Print

Uso crítico de IA para geração de texto e imagem

Utilização crítica da IA para gerar texto e imagem

Tecnologias IA utilizadas

Canva, ChatGPT, SlidesAI

Atividades planeadas

Introduzir os alunos à IA, revelar as questões éticas, aumentar a consciência crítica sobre a utilização da IA para a produção de texto ou imagem; promover o debate com os alunos sobre questões éticas.

Resultados esperados

Sensibilização para a utilização da IA na produção de textos e imagens. Sensibilização para os dilemas éticos, a autoria, a citação e a proteção de dados.

Origem do projeto

A ideia de apresentar este tópico aos alunos adultos foi sugerida pela professora, que é especialista em tecnologias educativas. Ela concebeu um material de formação de 25 horas para aprendizagem mista (presencial e online).

Planeamento de lições

Uma vez que o objetivo era sensibilizar e avaliar criticamente a utilização e o potencial da IA, foram concebidos dois resultados de aprendizagem e, em seguida, planeados recursos e atividades de aprendizagem. Os alunos foram apresentados aos documentos e relatórios internacionais relativos à utilização da IA na aprendizagem, discutiram as práticas existentes e realizaram debates sobre o tema “A imagem da IA ganha conteúdo artístico” e outros semelhantes. Os alunos utilizaram o ChatGPT para resumir os documentos, destacar os principais aspetos, preocupações e recomendações. Os resultados gerados foram visualizados utilizando o Canva e depois discutidos em grupo.

Requisitos técnicos

Foram utilizadas versões gratuitas das tecnologias de IA, pelo que não foram necessários quaisquer outros requisitos técnicos.

Problemas encontrados

Foi difícil explicar porque é que a utilização da IA deve ser vista como um risco e não como um potencial. Proteção de dados (que os alunos possam carregar demasiada informação pessoal quando “experimentam” o ChatGPT).

Sobre os resultados

Os alunos ficaram satisfeitos por aprenderem a criar prompts, para verem como o texto é gerado. Os alunos ficaram sensibilizados para questões como a proteção de dados, a transmissão de dados a terceiros e outros dilemas éticos.

Tags:
Table of Contents

This project has been funded with support from the European Commission. This publication [communication] reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Please note that the translations on this website have been generated using automated AI-based tools. While we strive for accuracy, you may find grammatical or syntactical errors in the translated content. The purpose of using AI-generated translations is to make our content more accessible to a wider audience and to facilitate understanding across different languages. We appreciate your understanding.