Categories
Print

Report – Orientações para conceber os seus próprios projetos e iniciativas de IA

SUMÁRIO EXECUTIVO

Os avanços da Inteligência Artificial (IA) têm vindo a marcar a nossa era com revoluções contínuas em todas as esferas da vida dos indivíduos, por exemplo, na educação. Para além da esfera social, a constante evolução exponencial tem levado académicos e não académicos, professores, formadores e profissionais em geral na área da educação a experimentar e a imaginar como a IA pode representar um meio de mudar a formação e a educação. O presente relatório visa oferecer uma compreensão das perspetivas existentes sobre a utilização da IA na educação de adultos e no ensino e formação profissionais, a fim de compreender como se pode integrar no setor educativo.
Para atingir este objetivo, o relatório inclui os resultados de duas atividades de investigação realizadas no âmbito do Work Package 4 dos Pioneiros da IA, coordenado pela Universidade de Verona e em colaboração com todos os parceiros do projeto. Compreender como a IA pode mudar o sector educativo e, em particular, a Educação de Adultos e o Ensino e Formação Profissional (EFP) requer uma abordagem de investigação que se situe no nexo entre a perspetiva académica e a perspetiva do profissional. Foi por isso que empreendemos duas atividades de investigação principais, a saber: uma revisão da literatura sobre a utilização da IA na educação e um grande estudo qualitativo transnacional sobre as utilizações e perspetivas dos professores relativamente à IA na educação.
Este relatório inclui as conclusões finais sobre a utilização da IA na educação, para além de relatar as duas atividades de investigação realizadas. No primeiro capítulo, o relatório inclui a) uma descrição do projeto e da metodologia do Work Package 4, e b) os destaques das conclusões com uma breve descrição dos principais resultados das duas atividades de investigação. Este capítulo destina-se a oferecer uma orientação prática aos professores e formadores que estejam interessados em compreender a IA na educação e em saber como integrá-la.
O segundo capítulo contém a revisão da literatura, ou seja, o primeiro estudo efetuado. Neste, referimo-nos às revisões existentes da literatura e às perspetivas dos académicos sobre a utilização da IA, dado o escasso conhecimento empírico sobre a utilização da IA na educação. Além disso, dado o pequeno número de estudos sobre a Educação de Adultos e o Ensino e Formação Profissional, referimo-nos à utilização da IA na Educação em geral.
O terceiro capítulo contém o estudo qualitativo realizado, ou seja, o segundo estudo realizado para o Work Package nº 4. Os parceiros colaboraram na realização deste estudo através da realização de entrevistas e grupos de discussão com formadores e professores na área do EFP e da Educação de Adultos, a fim de recolher as suas perspetivas sobre a utilização da IA e a sua integração.
No seu conjunto, os capítulos constituem o documento que fornece um guia abrangente para a incorporação da IA na Educação de Adultos e no Ensino e Formação Profissionais. O objetivo geral do relatório é apoiar a preparação de formadores e professores para explorar a promessa da IA de melhorar as experiências de aprendizagem, mitigando os riscos através de uma integração ética e cuidadosa.

Table of Contents

This project has been funded with support from the European Commission. This publication [communication] reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Please note that the translations on this website have been generated using automated AI-based tools. While we strive for accuracy, you may find grammatical or syntactical errors in the translated content. The purpose of using AI-generated translations is to make our content more accessible to a wider audience and to facilitate understanding across different languages. We appreciate your understanding.